

Você já sentiu insegurança em situações que precisava conversar com alguém que não conhece, tanto em ambientes sociais quanto profissionais? O medo de parecer inadequado, não saber o que dizer ou de enfrentar o silêncio constrangedor são alguns dos fatores que intensificam essa dificuldade. No entanto, saber se comunicar com confiança é uma habilidade essencial que pode abrir portas para sua vida e carreira. Pensando nisso, neste artigo, compartilharei cinco técnicas práticas para lhe ajudar a se comunicar com confiança e manter uma conversa interessante.
1. Dê o primeiro passo
O primeiro contato costuma ser o mais desafiador, mas também pode ser determinante para gerar conexão com alguém. Esperar que outra pessoa comece a falar pode tornar a situação ainda mais desconfortável, gerando um silêncio que aumenta a tensão. Por este motivo, tomar a iniciativa com uma simples aproximação como “Olá, como vai?” ou até um elogio como “Gostei da sua camiseta” abre uma porta para a interação e facilita o engajamento de ambas as partes.
Uma vez iniciado, o diálogo flui mais naturalmente e o ambiente fica mais leve para todos. A chave é usar a comunicação não verbal ao seu favor, como sorrir e demonstrar real interesse em conversar com aquela pessoa. Para ser e parecer mais confiante, recomendo que assista a este vídeo:
2. Use perguntas abertas para engajar
Conversas interessantes dependem da qualidade das perguntas. Para fugir do famoso “papo furado”, prefira perguntas abertas que estimulem respostas mais elaboradas do que um simples “sim” ou “não”. Lembre-se que uma boa conversa é aquela que todas as partes estão engajadas, por isso, usar perguntas abertas ao invés de perguntas fechadas, é fundamental para manter o interesse no diálogo.
Tente algo como: “Qual foi a coisa mais interessante que você fez recentemente?” ou “O que gosta de fazer nas horas vagas?” Essas perguntas estimulam o outro a falar sobre algo relevante para ele, criando um clima de abertura e confiança. Além disso, mostrar interesse genuíno é uma maneira eficaz de fazer o outro se sentir valorizado e incentivar um diálogo mais profundo.
A habilidade da comunicação confiante é treinável – Fonte da imagem: Entrevista no ReconectaCast
3. Encontre pontos em comum (“Eu também”)
Uma das formas mais rápidas de criar conexões é encontrar pontos em comum com a pessoa que você está conversando. Pode ser um hobby, uma experiência ou até mesmo uma opinião sobre um filme que ambos assistiram. Por exemplo, ao ouvir alguém mencionar que gosta de viajar, você pode compartilhar que também gosta de viajar e perguntar qual foi o último destino dela.
A técnica do “Eu também” funciona como um vínculo invisível, tornando a conversa mais interessante e natural. Caso você não identifique algo em comum logo de início, continue explorando. Por vezes, pequenos detalhes podem gerar grandes conexões, por isso, busque entender quais são os interesses da pessoa que está conversando, pois vocês podem ter vários pontos em comum que podem ser abordados na sua comunicação.
Entenda na prática como usar os pontos em comum para se comunicar com confiança:
4. Conte histórias, não apenas fatos
Fatos e informações podem ser úteis, mas é a emoção por trás das histórias que conecta as pessoas. Quando você compartilha uma experiência pessoal, a outra pessoa sente que está entrando em um pouco do seu mundo, o que a incentiva a fazer o mesmo. Ao contar histórias ao invés de fatos isolados, você aumenta a confiança e engajamento na conversa.
Por exemplos, se você é nutricionista e alguém pergunta qual é a sua profissão, ao invés de dizer apenas “Sou nutricionista”, que tal dizer algo como “Decidi me tornar nutricionista após ver como a mudança na alimentação ajudou minha mãe a melhorar sua saúde”. As histórias criam memórias e tornam a conversa mais autêntica e envolvente, despertando o interesse do outro em saber mais sobre você e, em troca, compartilhando suas próprias vivências.
5. Demonstre atenção e ouça ativamente
Ouvir é uma habilidade essencial para uma boa conversa. Muitas vezes, estamos tão focados em pensar no que vamos dizer a seguir que não prestamos atenção no que a outra pessoa está falando. A escuta ativa, por outro lado, envolve prestar atenção genuína, mantendo contato visual se possível e fazendo pequenas interações com a linguagem corporal e verbal, como “Entendo” ou “Isso é interessante”.
Você pode repetir partes do que a pessoa disse para mostrar que você está prestando atenção e entendendo o que ela está dizendo. Por exemplo, se a pessoa disse que viajou para a Disney e foi a melhor viagem de sua vida, você pode perguntar “Que interessante, por que a Disney foi o seu destino preferido? Conta mais!”. Essa postura faz com que a outra pessoa se sinta respeitada e incentivada a continuar falando.
Seja autêntico
A chave de uma boa conversa é ser você mesmo e demonstrar um interesse genuíno pelo que a outra pessoa tem a dizer. As pessoas lembrarão da forma como você as fez sentir, por isso, foque no impacto da sua comunicação. Lembre-se da frase de Carl W. Buehner:
“As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir”.
Essas cinco técnicas que compartilhei no artigo são úteis para quem busca fortalecer suas habilidades de comunicação, construir novas conexões e até superar a timidez ao falar com outras pessoas. É isso que desejo ter impactado na sua vida e adoraria saber se essas dicas lhe ajudaram, por isso, conto com o seu feedback nos comentários!
Sou a Andry Pedroso, Eleita LinkedIn Top Voice e Creator no Brasil, Mestre em Saúde da Comunicação Humana, Pós-Graduada em Gestão Empresarial, Docente nos cursos de Pós-Graduação “Neurociência Afetiva e Psicologia dos Hábitos” na UNINAS e “Nutrição Hospitalar” na Plenitude Educação, Palestrante de Alta Performance, Estrategista de Posicionamento Digital, Colunista na Revista Simple Business sobre Alta Performance, Embaixadora e Influenciadora Digital de marcas e Autora dos livros 365 Ideias para Nutricionistas e Personal Branding para Profissionais da Saúde.